Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

29 de abr. de 2012

Projeto "Aluno Monitor"











Muito orgulho desta turma!!

A Profa. Vera Cristina, OSL, é a idealizadora do projeto "ALUNO MONITOR", que tem por finalidade a consolidação da Identidade Surda das crianças do Fund I através do contato com os jovens do Fund II em situações de aprendizagem.




Estes alunos atuam como "contadores de histórias em Libras", a língua natural de comunicação dos surdos brasileiros, e servem como referência de Identidade e Cultura Surda para as crianças em fase de aquisição e ampliação da fluência na Libras


                                                 


As atividades são divertidas tanto para as crianças quanto para os jovens, que se sentem valorizados e se esmeram em performances cada vez mais elaboradas, num exercício constante de criatividade e versatilidade.





















O projeto acontece às segundas e terças-feiras no período da tarde, após o horário de aula do Fund II e é um sucesso comprovado! 

We're very proud of this team!!
Teacher Vera Cristina is the brain of this project named "Monitor Student". This project aims Elementary School deaf children building their Deaf Identity by getting used to live with teenagers from Junior High in many different learning situations.
Junior High Students work as "Brazilian Sign Language Storytellers". They bring to children the Deaf Identity as well as Deaf Cultural stuff, in the very moment children are developing theirselves and getting better at Brazilian Sign Language fluency.
All activities are funny to both children and teenagers groups, because they feel valued and work hard in their well-built performances. This is always a work of great creativity and versatility.
This project happens on Mondays and Tuesdays after morning classes and it is a greatest success!!

Nenhum comentário: