Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

26 de abr. de 2015

Aula no centro Histórico de São Paulo!!


O Prof. Mauro, Geografia, coordenou um estudo de meio ao Centro Histórico de São Paulo no mês de abril, com alunos dos 6º e 7º Anos do Fundamental II.
Alunos surdos com múltiplas deficiências e aluna surdacega estiveram perfeitamente integrados à atividade!! 
Alunos cadeirantes acompanham todas atividades, sem barreiras

Aluna surda realiza a acessibilidade da amiga surdacega, em Libras tátil





























No roteiro, pontos que retratam a história da cidade que vivemos: Praça da Sé, Marco Zero, Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Mosteiro São Bento, prédio do Banespa e mirante.


















     aluno surdo com múltipla deficiência é apoiado pela amiga surda durante o trajeto

A aula aberta contou com o apoio de uma equipe de professores bilíngues do Fundamental II e  Instrutora de Libras. Os alunos foram levados a refletir sobre o processo de ocupação da cidade no tempo, suas implicações e contrastes e por fim, a identidade de cada um no espaço urbano. 

Nenhum comentário: