Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

25 de set. de 2015

SEMANA DO SURDO, dia 23: FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Dia 23 do SETEMBRO AZUL,  abordamos a formação do aluno surdo, a preparação para o mercado de trabalho e a experiência de SURDOS que já trabalham.
Os ex-alunos Lucas e Fernando contaram suas trajetórias desde a infância, o ingresso na escola HK, a aquisição da Libras e do Português na modalidade escrita. Ao concluírem o ensino fundamental II na HK, optaram pela continuidade da formação em escolas bilíngues para surdos, por não referendarem a inclusão praticada nas escolas públicas. 

Fernando conseguiu, com seu esforço, uma bolsa integral no Instituto Santa Teresinha, concluiu o ensino médio e ingressou no curso de Pedagogia da FMU.



Lucas está cursando o ensino médio no SELI, também uma escola bilíngue para surdos de caráter privado.






Henrique Puga, pai do aluno Gabriel, fez uma palestra muito interessante e informativa sobre os inúmeros cursos ministrados pelo SENAI.  Ao final, Henrique e Kátia, orientadora educacional do SENAI, esclareceram as dúvidas dos alunos sobre os cursos.
A palestra repetiu-se no período noturno.

OS TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS JULIANA E WESLEY, NO SEU PRIMEIRO TRABALHO OFICIAL PELA CENTRAL DE LIBRAS DA PMSP

Kátia, Orientadora Educacional do SENAI




Palestra do SENAI no noturno, com Luciana Paz realizando a Interpretação em Libras.












Para completar as reflexões e discussões do dia, apresentaram-se para os alunos dois Surdos já inseridos no mercado de trabalho, Roberto Pascucci e Paullo Viera, contando toda sua experiência, as barreiras e desafios que enfretam  diariamente.









 Uma animada gincana marcou as festividades da Semana do Surdo para as crianças da educação infantil e fundamental I, coordenada pela Profa. Juliana de Educação Física e com apoio e participação de todos profissionais do período.



"Em comemoração ao Dia do surdo, hoje os alunos da EMEBS Helen Keller puderam participar da gincana esportiva, houve uma preocupação ao selecionar as brincadeiras, pois o objetivo foi com que todos participassem, aqueles com dificuldade de locomoção e também de compreensão de regras. O que facilitou a participação foi o critério de composição das equipes, mistas de diferentes idades, e de estágios de língua, estimulando assim a cooperação. Agradeço a todos que me auxiliaram na prática: professores, instrutores e a estagiária Denise, que se demonstrou tão solícita."
Profa. Juliana. Educação Física





PROFa. JULIANA e o INSTRUTOR DE LIBRAS JUSCELINO















NA EMEBS HK TODOS SÃO CAMPEÕES!!

Nenhum comentário: