Bem-vindos, amigos visitantes!


A finalidade do blog SURDO HK é divulgar o trabalho de ensino especializado e os projetos desenvolvidos por profissionais que atuam na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller - EMEBS HK - São Paulo - Brasil.

Municipal Deaf Bilingual School Helen Keller – EMEBS Helen Keller – located in São Paulo City, SP, Braz

SOBRE NÓS...

Nossa história começou em 13 de outubro de 1952, a primeira escola pública de São Paulo a atender crianças surdas. Começamos em Santana, mudamos para o Ipiranga e nos estabelecemos no bairro da Aclimação em 1956.
Nestes 64 anos, presenciamos as transformações educacionais, linguísticas e culturais da Comunidade Surda Nacional, percorremos sua história, do oralismo ao bilinguismo.
Protagonizamos movimentos em defesa da educação para surdos, vivenciamos suas lutas e vitórias.
HISTORICAMENTE, a EMEBS HK transcende o Educacional, é um ESPAÇO SURDO legitimado pela comunidade surda e lideranças nacionais, palco de importantes eventos, discussões e deliberações políticas pelos DIREITOS DOS SURDOS.
Com o Decreto nº 52.785 de 10 de novembro de 2011, passamos de Escola de Educação Especial para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS e sobre esta concepção de ensino, a nota técnica nº10 do Programa Mais Educação de São Paulo, AFIRMA QUE... "reconhece o direito dos Surdos a uma educação bilíngue que respeite sua identidade e cultura, na qual a LIBRAS é a primeira Língua e, portanto, língua de instrução, e a Língua Portuguesa é a segunda, sendo objeto de ensino da escola na modalidade escrita."
O atendimento especializado foi ampliado sob a luz de novas legislações e hoje a EMEBS Helen Keller é uma escola voltada para educação de crianças, jovens e adultos com surdez, com surdez associada a outras deficiências, limitações, condições ou disfunções e surdocegueira.

Há pouco tempo, muitos destes alunos estavam em suas casas, excluídos do convívio educacional, e foi com muita coragem, empenho e disposição para estudos e pesquisas, que os professores da HK se especializaram ainda mais e assumiram a tarefa de receber esta demanda nas salas de surdos. É um trabalho diferenciado, pois as atividades são pensadas e planejadas individualmente; há uma ampla troca de experiências entre os professores e o compromisso em adaptar as atividades de acordo com as potencialidades e habilidades de cada aluno. As limitações não constituem uma barreira, mas um DESAFIO a ser superado!

8 de mai. de 2016

Aulas de Libras na grade curricular da HK, para constituir o sujeito social!!

A comunicação é um processo de interação no qual se compartilha mensagens, ideias, emoções e sentimentos. 












É através da Língua de Sinais, que o surdo desenvolve integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, propiciando sua inclusão e integração na sociedade. 


O compromisso das aulas de Libras na EMEBS Helen Keller é pensar estratégias e promover vivências que possibilitem o aluno a crescer, desenvolver-se, construir e constituir-se inserido na sua própria língua. 
São práticas com múltiplas linguagens, que gradativamente ampliam a capacidade de elaboração do pensamento e da comunicação, como podemos ver nas atividades desenvolvidas pela Profa. Eugênia, a Yo, com alunos 
dos 1º e 3º anos...






O Projeto Librando tem como proposta a aquisição
 da Libras dentro de uma perspectiva lúdica. 
O livro " Os Superamigos" foi a plataforma para o desenvolvimento de inúmeras atividades linguísticas e artísticas, envolvendo um caramujo aniversariante, amigos, presentes bizarros e a utilização destes para a montagem de um carro. 
Imaginação, sucata e provocações comunicativas animaram as aulas de Libras.






Num outro projeto das aulas de Libras, trabalhou-se a identidade surda a partir da imagem das crianças, relacionando as características pessoais ao sinal 
que identifica cada aluno.









Nenhum comentário: